Acessibilidade
Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página Principal > Serviço Militar
Início do conteúdo da página

Serviço Militar

Essencial para a mobilização do povo brasileiro em defesa da soberania nacional, o Serviço Militar Obrigatório visa o provimento de quadros para as Forças Armadas, a partir da seleção e incorporação de jovens representantes de todas as classes sociais e regiões do País.

O alistamento é obrigatório para os cidadãos do sexo masculino, ao completar 18 anos de idade. Caso você se enquadre nessa situação, o alistamento deve ser feito de 1º de janeiro a 30 de junho pelo site www.alistamento.eb.mil.br

Caso resida  no exterior, clique aqui para mais informações. Se deseja saber em qual repartição consular deve se dirigir, clique aqui.

Integram também esse universo médicos, farmacêu­ticos, dentistas e veterinários que se enquadram na Lei de Prestação do Serviço Militar pelos estudantes de Medicina, Farmácia, Odontologia e Veterinária (MFDV). As mulheres (MFDV) podem prestar o serviço militar de forma voluntária. Clique e saiba sobre os Processos Seletivos MFDV.

Além de prover e capacitar quadros para as Forças Armadas, o Serviço Militar é um importante instrumento de afirmação da unidade nacional, formando cidadãos com espírito cívico, com valores de solidariedade e justiça, princípios éticos e forte sentimento patriótico.

Aos jovens selecionados é facultada a permanência no serviço ativo, conforme previsto pelo art. 143 da Constituição Federal. Os recrutas, de acordo com a disponibilidade de vagas, também têm a oportunidade de participar do Projeto Soldado Cidadão, que oferece capacitação técnica em diversos ofícios, visando prepará-los para enfrentar o mercado de trabalho em melhores condições – caso optem por não seguir carreira nas instituições militares.

Quem serviu à Marinha, ao Exército ou à Aeronáutica nos últimos cinco anos deve atualizar seus dados junto às Forças Armadas no mês de dezembro. A iniciativa faz parte do Exercício de Apresentação da Reserva (EXAR).

Caso você deseje saber sobre as outras formas de ingresso nas Forças Armadas, clique nos links abaixo:

Marinha do Brasil | Exército Brasileiro  | Força Aérea Brasileira

Clique nas opções abaixo para conhecer esses e outros aspectos relacionados ao Serviço Militar.

Conheça a iniciativa da Defesa que busca qualificar profissionalmente os recrutas que prestam o Serviço Militar

Fim do conteúdo da página