Fóruns internacionais
O Brasil trabalha para que os fóruns de concertação multilaterais, em especial os que integram a Organização das Nações Unidas (ONU), se tornem mais representativos da realidade mundial do século XXI.
A eficácia e a legitimidade das decisões e das políticas adotadas em seus órgãos serão tanto maiores quanto maior for a capacidade da ONU de expressar interesses dos países que a compõem.
O pleito do país com relação à reforma abrangente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, em particular, responde a esse projeto inclusivo que motiva há décadas a política externa brasileira.
A valorização do multilateralismo é consequência do acúmulo de questões que exigem soluções negociadas entre as nações e que têm impacto na segurança dos países, como a mudança do clima, o desenvolvimento sustentável e a inclusão social.
No âmbito da Defesa, o Brasil tem atuação importante em fóruns multilaterais de âmbito regional, como o Conselho de Segurança Sul-Americano (CDS) e a Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul (Zopacas), além de participação em tratados e regimes internacionais com reflexos para a Defesa.
Clique nas opções abaixo para saber mais a respeito desses temas.