Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está em: Página inicial > Programas Sociais > Programa Forças no Esporte
Início do conteúdo da página
Programas sociais

Programa Forças no Esporte

Publicado em Quarta, 04 Dezembro 2013 18:11 | Última atualização em Terça, 19 Setembro 2017 15:27

O Programa Forças no Esporte (PROFESP) é uma vertente do Programa Segundo Tempo do Governo Federal, desenvolvido pelo Ministério da Defesa, com o apoio da Marinha, Exército e Aeronáutica, e em parceria com os Ministérios do Esporte e do Desenvolvimento Social e Agrário.

O Ministério do Esporte é responsável pelo material esportivo e pelo pagamento de professores e estagiários. O Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) responde pela alimentação.

Além de disponibilizarem as unidades militares, as Forças Armadas também oferecem serviço médico, odontológico e de assistência social, coordenadores, transporte e monitores.

O programa democratiza o acesso à prática e à cultura do esporte e promove o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, oferecendo atividades esportivas educacionais, lazer e atividades complementares. Além disso, também oferece uma alimentação saudável e de qualidade, reforço escolar, ações cívico-sociais, palestras e campanhas educativas, orientações de civismo, de cidadania e desenvolvimento de habilidades profissionais.

Veja aqui as unidades militares que participam do programa.

Pela grande capilaridade das Forças Armadas, O projeto está presente em 92 cidades de todos os estados e do Distrito Federal, em instituições vinculadas à Marinha, ao Exército e à Aeronáutica. No total são atendidas mais de 20.000 crianças, jovens e adolescentes, de 6 a 18 anos, em situação de vulnerabilidade social.

Prêmio Paz e Desporto 2016

O PROFESP concorreu ao prêmio internacional Peace & Sport Award 2016 (Prêmio Paz e Desporto 2016), em Mônaco, na Itália. O Prêmio, criado em 2008, é concedido pela Organização pela Paz e pelo Esporte (“Peace and Sport, L’Organization pour la Paix par le Sport”) e recompensa instituições e indivíduos que tenham contribuído de modo significativo para a paz, o diálogo e a estabilidade social no mundo por meio do esporte.

 

Fim do conteúdo da página