Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está em: Página inicial > Notícias > Aberto novo edital para o Projeto Rondon
Início do conteúdo da página

Aberto novo edital para o Projeto Rondon

Publicado em Terça, 05 Setembro 2017 10:56 | Última atualização em Terça, 05 Setembro 2017 17:22

Brasília, 05/09/2017 - A edição do Diário Oficial da União de ontem (04) publicou o novo edital para a participação das Insituições de Ensino Superior (IES) nas operações do Projeto Rondon do ano que vem. Em julho de 2018 serão realizadas as Operações "Pantanal", no estado do Mato Grosso do Sul, e "Palmares, no estado de Alagoas.

As propostas de trabalhos devem ser enviadas até as 23h59 do dia 6 de outubro de 2017, em arquivo salvo no formato PDF, por meio site do Projeto: www.projetorondon.defesa.gov.br . Podem se inscrever IES de todo o País cadastradas no Ministério da Educação.

Este ano foi realizada a Operação "Cinquentenário", em comemoração aos 50 anos da primeira operação do Projeto Rondon. A Operação aconteceu de 7 a 23 de julho, em 15 municípios do estado de Rondônia, envolvendo 310 rondonistas voluntários e 30 IES de todo o País.

Foto: Sgto Manfrim/MD

O Projeto

O Projeto Rondon, sob coordenação do Ministério da Defesa, é conduzido em estreita parceria com os Ministérios da Educação, do Esporte, da Integração Nacional, do Meio Ambiente e da Saúde, além da Secretaria de Governo da Presidência da República e da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário.

Essa ação interministerial é realizada em conjunto com os estados e municípios que, em parceria com as instituições de Ensino Superior, visa somar esforços com as lideranças comunitárias e com a população, a fim de contribuir com o desenvolvimento local sustentável e na construção e promoção da cidadania.

Por meio da iniciativa são desenvolvidas ações que trazem benefícios permanentes para as comunidades, principalmente as relacionadas com a melhoria do bem-estar social e a capacitação da gestão pública, além de consolidar, no universitário brasileiro, o sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais, contribuindo na sua formação acadêmica e proporcionando-lhe o conhecimento da realidade brasileira.

Nestes últimos 12 anos, o Projeto Rondon realizou 78 operações, em 1.164 municípios de 24 Estados, com a participação de 2.219 Instituições de Ensino Superior (IES) e 21.935 rondonistas (universitários e professores), atingindo com suas ações multiplicadoras cerca de 2 milhões de pessoas.

Uma Operação do Projeto Rondon segue várias etapas. O planejamento realizado se inicia com a definição da região e dos estados onde será realizada. Assim, é feito um levantamento dos municípios de interesse da área (baixo IDH, tamanho do município etc) e detalhamento das necessidades logísticas.

Os municípios selecionados recebem a visita de um integrante do projeto, para informar à prefeitura e às lideranças locais sobre as possibilidades e as limitações do trabalho dos rondonistas, verificar se os conjuntos de ações selecionadas para a operação respondem às principais necessidades do município e carências da população e apresentar a contrapartida solicitada aos municípios. Nesta fase, a prefeitura confirma seu interesse em aderir e participar do Projeto Rondon.

 

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
61 3312-4071

Fim do conteúdo da página