Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está em: Página inicial > Relações Internacionais > Missões de Paz > Relações internacionais > Missões de paz > Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB)
Início do conteúdo da página
Relações internacionais

Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB)

Publicado em Sexta, 21 Março 2014 17:44 | Última atualização em Quinta, 18 Maio 2017 09:39

Militares brasileiros e estrangeiros recebem treinamento no Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil.

O Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) foi criado em 2010, a partir da estrutura do extinto Centro de Instrução de Operações de Paz (CIOpPaz) do Exército Brasileiro, que funcionava desde 2005, no Rio de Janeiro.

Também designado Centro Sergio Vieira de Mello – em homenagem ao diplomata brasileiro morto em serviço no Iraque, em 2003 –, o Centro especializou-se na preparação e orientação de militares brasileiros designados para operar em missões de paz e humanitárias sob a égide da Organização das Nações Unidas (ONU).

Atualmente, um número cada vez maior de estrangeiros também tem recebido treinamento na instituição. Militares de países como Argentina, Chile, Estados Unidos, França e Canadá, entre outros, já passaram pelo CCOPAB, que tem ampliado seu prestígio como instituição apta a preparar efetivos para atuar em operações de paz.

Além de cursos, estágios e exercícios avançados voltados a profissionais militares, O CCOPB oferece programas voltados ao público civil – como o Estágio de Preparação para Assessores de Imprensa em Áreas de Conflito, Curso de Proteção de Civis e Curso de Segurança e Salvaguarda em Ambientes com Missão das Nações Unidas.

PARA SABER MAIS:

http://www.ccopab.eb.mil.br/index.php/pt/  

Fim do conteúdo da página