Acessibilidade Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página Principal > Ensino e Pesquisa > Estudos estratégicos
Início do conteúdo da página

Estudos estratégicos

Em um ambiente democrático, instituições públicas voltadas à defesa e à segurança do país atuam sob o pressuposto do diálogo e da transparência, de modo a cumprir suas tarefas em sintonia com os anseios da sociedade. 

O Ministério da Defesa trabalha para aprimorar essa relação. Por isso, investe na realização de estudos e pesquisas que busquem prover, a civis e militares, instrumentos de reflexão sobre temas estratégicos ligados à temática de Defesa. 

Institucionalmente, esse diálogo é impulsionado por duas organizações ligadas diretamente ao Ministério: a Escola Superior de Guerra (ESG) e o Instituto Pandiá Calógeras (IPC). 

No âmbito da formação militar, diferentes centros de pesquisa vinculados às Forças Armadas promovem estudos estratégicos, conferências, congressos e outras atividades destinadas ao aperfeiçoamento de profissionais militares.

Fazem parte desse esforço, por exemplo, o Centro de Estudo Político-Estratégico da Escola de Guerra Naval, o Centro de Estudos Estratégicos da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército e o Centro de Estudos Estratégicos da Universidade da Força Aérea. 

Clique nas opções abaixo para saber mais respeito da ESG e do IPC.

Fim do conteúdo da página