Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está em: Página inicial > Forças Armadas e EMCFA > Marinha do Brasil
Início do conteúdo da página
Forças Armadas e EMCFA

Marinha do Brasil

Publicado em Terça, 03 Dezembro 2013 16:36 | Última atualização em Quinta, 23 Março 2017 17:51

Mais antiga Força Armada a operar no país, a Marinha do Brasil atua na defesa das águas marítimas e fluviais nacionais desde o século XVIII, à época do período colonial.

Além de históricos, são amplos os interesses marítimos brasileiros. Dono da maior bacia hidrográfica do planeta, o país tem 4,5 milhões de km² de área marítima e um litoral de 7,4 mil quilômetros de extensão.

Mais recentemente, o potencial de riquezas provenientes do mar ganhou nova dimensão com a descoberta e exploração de jazidas de petróleo em águas profundas na área conhecida como Pré-Sal.

Cabe à Marinha desenvolver uma ampla estratégia de monitoramento e controle para a proteção do litoral do país, bem como fortalecer o conhecimento sobre o meio ambiente marítimo e posicionar os meios operacionais disponíveis para responder prontamente a eventuais crises ou emergências no mar territorial brasileiro.

Além disso, a Marinha desenvolve diversas atividades sociais em locais isolados como a Amazônia, levando procedimentos de saúde a populações ribeirinhas e fazendo o patrulhamento fluvial em regiões fronteiriças, na prevenção a crimes transnacionais e à exploração ilegal de recursos naturais.

A Marinha do Brasil conta, atualmente, com mais de 70 mil homens e mulheres.

O atual comandante da Força Naval é o almirante-de-esquadra Eduardo Barcellar Leal Ferreira.

Visite o sítio eletrônico da Marinha do Brasil para obter mais informações: https://www.marinha.mil.br.

Assunto(s): forças armadas , marinha
Fim do conteúdo da página