Acessibilidade Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página Principal > Exercícios e Operações > Exercícios militares > Operação Atlântico
Início do conteúdo da página

Operação Atlântico

A Operação Atlântico é desenvolvida pelas Forças Armadas com o objetivo de promover a defesa da soberania marítima e das garantias da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar.

Sob coordenação do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), efetivos da Marinha, do Exército e da Força Aérea Brasileira atuam de forma integrada em exercícios de proteção da infraestrutura portuária e de áreas produtivas, tanto em regiões costeiras como em águas profundas, inclusive no desembarque e na escolta de navios mercantes.

As ações também visam à proteção de estruturas estratégicas como portos, refinarias e usinas hidrelétricas e nucleares. 

O exercício é crucial para o preparo integrado das Forças Armadas em missões de defesa das incalculáveis riquezas da chamada "Amazônia Azul", área marítima brasileira que guarda recursos estratégicos como o petróleo do Pré-Sal. 

A edição de novembro de 2012 da Operação Atlântico contou com a participação de aproximadamente 10 mil militares das três Forças Armadas. O exercício envolveu treinamentos, atividades operacionais e de apoio às populações carentes em áreas marítimas e também partes terrestres dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. 

Fim do conteúdo da página