Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está em: Página inicial > Exercícios e Operações > Exercícios militares > Operação Amazônia
Início do conteúdo da página
Exercícios e Operações

Operação Amazônia

Publicado em Sexta, 21 Março 2014 16:06 | Última atualização em Sexta, 17 Março 2017 17:57

A Operação Amazônia é uma ação militar de treinamento integrado conduzida na região Norte do país. O exercício visa ao aprimoramento da doutrina logística e dos métodos operacionais em território amazônico.

Coordenada pelo Ministério da Defesa, sob o comando do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), a operação conta com a participação de efetivos da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.

Entre as atividades realizadas estão ações de controle de tráfego fluvial e proteção de infraestruturas críticas; operações terrestres ofensivas e defensivas; lançamento de paraquedistas; defesa antiaérea; além de coordenação do espaço aéreo, tarefas de interdição e de combate.

Em edição realizada em outubro de 2016, o exercício militar aconteceu nas cidades de Manaus e Iranduba – a cerca de 40 km de Manuas, além de exigir o desdobramento de meios e tropas de outras regiões do país.

Com a participação de cerca de 2 mil homens das três Forças Singulares, a atividade contemplou também o oferecimento de ações cívico-sociais (Acisos, que têm por objetivo levar apoio médico e odontológico às regiões mais carentes.

Assista, abaixo, ao vídeo da Operação Amazônia 2014. 

Fim do conteúdo da página