Acessibilidade Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Centro de instrução de Aviação do Exército (CiAvEx)

O embrião do que viria a ser o Centro de Instrução de Aviação do Exército (CiAvEx) foi criado pelo então Ministério da Guerra, há mais de um século. A Escola Brasileira de Aviação funcionou por pouco mais de seis meses em 1914, encerrando suas atividades por conta das dificuldades conjunturais surgidas pela eclosão da Primeira Guerra Mundial. A instituição foi reorganizada e reinaugurada em junho de 1919, sob os auspícios técnicos da Missão Militar Francesa, com o nome de Escola de Aviação Militar, funcionando no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro. 

Em 1927, com a criação da Arma de Aviação, a escola recebeu grande impulso para o seu desenvolvimento, recebendo grande quantidade de aeronaves e formando os pilotos que protegiam o espaço aéreo nacional – missão que coube ao Exército Brasileiro até a criação do Ministério da Aeronáutica, em 1941. Em 1985, o então ministro do Exército, general Leônidas Pires, determinou a implantação de uma aviação específica para a Força Terrestre. 

Com o Exército tendo sua própria esquadrilha, em 1992 o CiAvEx entrou em operação, ao oferecer o primeiro Curso de Formação de Sargentos de Aviação. Hoje, são ministrados na escola cursos de formação, aperfeiçoamento e especialização de oficiais e sargentos das Forças Terrestres na área de aviação. 


PARA SABER MAIS:

http://www.ciavex.ensino.eb.br

Fim do conteúdo da página