Acessibilidade Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN)

A Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) é herdeira direta da mais antiga escola militar das Américas – a Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho, fundada em 1792, no Rio de Janeiro. Antes de se fixar na cidade de Resende, no sul fluminense, em 1944, a instituição foi sediada em Porto Alegre (RS) e em Realengo (RJ). Desde 1951, tem a sua denominação atual. 

É na AMAN que são formados os oficiais combatentes de carreira no Exército Brasileiro. O curso de Bacharel em Ciências Militares tem a duração de cinco anos, sendo o primeiro deles realizado na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), em Campinas (SP) – instituição responsável pela seleção nacional para ingresso na AMAN. Nos quatro anos em que cursa a Academia, o aluno recebe sólida formação humanística, científica e tecnológica – essenciais para o prosseguimento na carreira militar. 

Os cadetes também participam de exercícios e instruções de treinamento para o desenvolvimento da personalidade militar básica, construindo uma sólida estrutura ética e fortes atributos de chefia, liderança, iniciativa, disciplina, responsabilidade e capacidade de trabalho em equipe. Com isso, os futuros oficiais estarão aptos a exercer funções de comandante, líder de pequenas frações (pelotão e seção) e de subunidades (companhia, bateria e esquadrão). 

Ao concluir o curso, além do título de Bacharel em Ciências Militares, o aluno é declarado aspirante-a-oficial. 


PARA SABER MAIS:

http://www.aman.ensino.eb.br/

Fim do conteúdo da página