Acessibilidade Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página Principal > Ensino e Pesquisa > Instituições de ensino militar > Instituições de ensino e pesquisa vinculadas à Marinha do Brasil > Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM)
Início do conteúdo da página

Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM)

O Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM) surgiu a partir do Projeto Cabo Frio, programa criado pelo então capitão-de-corveta Paulo Moreira para o reconhecimento das condições de fertilização das águas ao largo da costa brasileira. 

Instalado em 1974, na cidade de Arraial do Cabo (RJ), o Projeto Cabo Frio tinha o objetivo de ser autossuficiente financeiramente, a partir da produção de gelo para a indústria pesqueira; desenvolver a fertilização das enseadas fronteiriças a Arraial do Cabo para a produção de peixes, mariscos e camarões; e se constituir como uma universidade do mar, voltadas a pesquisadores de diferentes áreas interessados em estudos oceanográficos. 

Criada sob o nome de Instituto nacional de Estudos do Mar (INEM), em 1984, a instituição ganhou seu nome definitivo – uma homenagem ao seu idealizador – no ano seguinte. O IEAPM tem como objetivo o planejamento e a execução de atividades científicas, tecnológicas e de inovação nas áreas de oceanografia, meteorologia, hidrografia, biologia marinha, geologia e geofísica marinhas, entre outras, que permitam o melhor conhecimento e a eficaz utilização do meio ambiente marinho, no interesse da Marinha. 

É missão do instituto contribuir para a garantia da soberania marinha em proveito do fortalecimento do nosso poderio naval e do desenvolvimento científico-tecnológico nacional. 


PARA SABER MAIS:

http://www.ieapm.mar.mil.br/

Fim do conteúdo da página