Acessibilidade Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página Principal > Ensino e Pesquisa > Estudos estratégicos > Escola Superior de Guerra (ESG)
Início do conteúdo da página

Escola Superior de Guerra (ESG)

Criada em 1949, a Escola Superior de Guerra (ESG) é um instituto de altos estudos e pesquisas no campo da segurança e defesa nacional. Tem por finalidade articular e consolidar conhecimentos voltados ao exercício das funções de assessoramento e planejamento da segurança nacional no âmbito do Ministério da Defesa. 

A ESG oferece diferentes qualificações na área de defesa, tais como o Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE), o Curso Superior de Política e Estratégia (CSUPE), o Curso de Direito Internacional dos Conflitos Armados, o Curso Superior de Inteligência Estratégica e o Curso de Estado-Maior Conjunto. 

Em 65 anos de história, a instituição já formou 8 mil especialistas em assuntos de Defesa, entre os quais ministros de Estado, senadores e deputados federais, diplomatas e oficiais-generais. 

Recentemente, a ESG tem adotado iniciativas em sintonia com as orientações contidas na Estratégia Nacional de Defesa (END). Ações nesse sentido buscam aumentar sua capacidade institucional para desenvolver atividades acadêmicas e administrativas; intensificar o intercâmbio entre os membros do Governo Federal e otimizar a formação de recursos humanos ligados aos assuntos de Defesa. 

Junto à Escola Superior de Guerra, no Rio de Janeiro, funciona o Instituto de Doutrina de Operações Conjuntas (IDOC). A instituição tem a missão de pesquisar e estudar a doutrina de operações que envolvam as três Forças Armadas, de modo a uniformizar o ensino doutrinário conjunto no âmbito das escolas de altos estudos da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. 

Mais informações sobre a ESG podem ser obtidas em http://www.esg.br.

Fim do conteúdo da página