Acessibilidade Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página Principal > Ensino e Pesquisa
Início do conteúdo da página

Ensino e pesquisa

 Ensino e Pesquisa

O processo de construção do conhecimento sobre o tema da Defesa Nacional passa, necessariamente, por iniciativas capazes de promover o intercâmbio de ideias, o debate de problemas atinentes a esse setor e o desenvolvimento de iniciativas de interesse comum do Ministério da Defesa, da Academia e da sociedade. 

O Ministério da Defesa participa desse processo por meio, sobretudo, de duas instituições a ele vinculadas: a Escola Superior de Guerra (ESG) – onde funciona também o Instituto de Doutrina de Operações Conjuntas (IDOC) – e o Instituto Pandiá Calógeras (IPC). 

Além disso, atua no fomento à pesquisa e ao ensino, em parceria com instituições de ensino superior públicas e privadas, escolas militares e centros de estudos, a partir de iniciativas conduzidas pela Secretaria de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto (Sepesd). 

Nas Forças Armadas, a educação de defesa se inicia nas escolas militares. Regido por leis específicas, o ensino militar tem por objetivo promover a formação e o aperfeiçoamento de quadros especializados para a Marinha, o Exército e a Aeronáutica. 

Clique nas opções abaixo para saber mais respeito.

Conheça as instituições e iniciativas voltadas a promover a reflexão sobre questões ligadas à temática de Defesa

Saiba quais são as ações de estímulo e cooperação que buscam ampliar a produção de conhecimento em Defesa

Informe-se sobre as unidades encarregadas de promover a formação de quadros especializados para as Forças Armadas

Acesse aqui os acervos bibliográficos do MD e das Forças Armadas.

Fim do conteúdo da página