Acessibilidade Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página Principal > Ciência e Tecnologia > Setores estratégicos > Setor cibernético
Início do conteúdo da página

Setor cibernético

Sistemas de informação e comunicação constituem, hoje, a base do desenvolvimento de um país.

Ao imperativo de manter o sigilo de informações sobre recursos, vantagens e especializações de interesse da nação, soma-se a necessidade de proteger suas infraestruturas críticas, essenciais à operação e ao controle de sistemas relacionados à segurança nacional. 

Eventos recentes relacionados ao ambiente cibernético revelam a importância de conferir confidencialidade, disponibilidade, integridade e autenticidade aos dados que trafegam nas redes de comunicações e de computadores e seus sistemas informatizados. 

Sob a coordenação do Exército Brasileiro, significativos avanços têm se concretizado, no âmbito das Forças Armadas, na capacitação de pessoal especializado e no desenvolvimento de soluções de elevado nível tecnológico. Como resultado da delegação recebida a partir da Estratégia Nacional de Defesa (END), o Exército criou, em 2011, o Centro de Defesa Cibernética (CDCiber). 

Entre os objetivos do CDCiber estão a capacitação de militares para atuação em situações críticas, o desenvolvimento de sistemas e aplicações duais e a parceria com  a indústria nacional para a produção de sistemas inovadores.

Esforços com organizações governamentais já existentes buscam também a atualização doutrinária, o fortalecimento da segurança, a produção de respostas a incidentes de redes, a incorporação de lições aprendidas e a proteção contra ataques cibernéticos.

Fim do conteúdo da página